Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

SUS oferece dez novas terapias alternativas

O Sistema Único de Saúde anunciou hoje que vai passar a ofertar dez novas terapias alternativas. Com a adoção, 29 práticas do tipo vão ser ofertadas. [Leia mais...]

SUS oferece dez novas terapias alternativas

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Por: Marina Hortélio no dia 12 de março de 2018 às 14:41

O Sistema Único de Saúde anunciou hoje que vai passar a ofertar dez novas terapias alternativas. Com a adoção, 29 práticas do tipo vão ser ofertadas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconhece apenas duas das 19 terapias que já fazem parte da política de práticas complementares no SUS.

Entre as incluídas estão a aromaterapia, cromoterapia, hipnoterapia e terapia de florais, constelação familiar, imposição de mãos – descrita pelo Ministério da Saúde (MS) como "cura pela imposição das mãos próximo ao corpo da pessoa para transferência de energia para o paciente".

As unidades de saúde municipais e estaduais podem decidir se adotam ou não os tratamentos. Pelo menos seis das dez práticas incluídas a partir de agora não são reconhecidas pelo CFM: aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, geoterapia, imposição de mãos e ozonioterapia.