Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Concurso vira polêmica ao associar trechos da Bíblia com expressões racistas

Brasil

Concurso vira polêmica ao associar trechos da Bíblia com expressões racistas

Uma questão de um concurso público virou polêmica por associar a interpretação de um texto bíblico com expressões de cunho racista. [Leia mais...]

Concurso vira polêmica ao associar trechos da Bíblia com expressões racistas

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Por: Metro1 no dia 18 de janeiro de 2018 às 20:42

A questão de um concurso público virou polêmica por associar a interpretação de um texto bíblico com expressões de cunho racista. O episódio ocorreu com a Prefeitura de Morrinhos, na região sul de Goiás.

Quatro alternativas de respostas traziam frases como "negro deitado é um porco, de pé é um toco" ou ainda "negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu". A Polícia Civil do município apura se houve crime.

A avaliação, ocorrida no último dia 15, apresentou, na categoria de conhecimentos gerais, um texto com o título "Qual a origem do racismo?". De acordo com o material, teólogos europeus chegaram à conclusão de que a escravidão de africanos, no século 15, era algo natural.

Para tanto, a prova considerou uma passagem da Bíblia, contida em Gênesis, em que Canaã, filho de Noé, se embriaga e é condenado à escravidão. O questionamento, conforme o texto sagrado, era sobre qual seria o provérbio racista que representava a ideia do trecho, sendo a alternativa correta "negro só tem de gente os dentes".

As demais eram: "Negro parado é suspeito, correndo é ladrão, voando é urubu"; "Negro quando não suja na entrada, suja na saída"; "Negro deitado é um porco, e de pé um toco".

O coordenador da empresa responsável pelo exame afirmou, em entrevista ao G1, que o objetivo da questão era provocar uma discussão sobre o tema.