Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Quilombo dos Palmares é reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul

Brasil

Quilombo dos Palmares é reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul

A região que acolhia o núcleo do Quilobo dos Palmares, Serra da Barriga, em Alagoas, ganhou reconhecimento internacional. A área foi oficializada como patrimônio cultural do Mercosul no último sábado (11). A condecoração só havia sido conferida até agora a dois bens no País. [Leia mais...]

Quilombo dos Palmares é reconhecido como patrimônio cultural do Mercosul

Foto: Reprodução/Agência Alagoas

Por: Matheus Simoni no dia 12 de novembro de 2017 às 15:51

A região que acolhia o núcleo do Quilobo dos Palmares, Serra da Barriga, em Alagoas, ganhou reconhecimento internacional. A área foi oficializada como patrimônio cultural do Mercosul no último sábado (11). A condecoração só havia sido conferida até agora a dois bens no país: a Ponte Internacional Barão de Mauá, ligação entre as cidades de Jaguarão, no Brasil, e Rio Branco, no Uruguai; e a região das Missões, que abrange cinco Países (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia).

Em 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra. A data foi escolhida para lembrar a morte de Zumbi dos Palmares, uma das principais lideranças negras da história do País. O nome faz referência ao Quilombo dos Palmares, maior espaço de resistência de escravos durante mais de um século no período colonial (1597-1704).

A Serra da Barriga foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1985. Em 2007, foi aberto o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, próximo à cidade de União dos Palmares, a cerca de 80 quilômetros da capital do estado, Maceió. O projeto envolveu a construção de instalações em referência a Palmares, como a casa de farinha (Onjó de farinha), casa do campo santo (Onjó Cruzambê ) e terreiro de ervas (Oxile das ervas). O espaço ainda é o único parque temático voltado à cultura negra no Brasil e recebe anualmente cerca de 8 mil visitantes.