Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

MPT diz que vai ʹtomar medidas cabíveisʹ para revogar portaria que altera conceito de trabalho escravo

Brasil

MPT diz que vai ʹtomar medidas cabíveisʹ para revogar portaria que altera conceito de trabalho escravo

Nesta segunda-feira (16), o governo publicou uma nova portaria que modifica o conceito de trabalho escravo. Em nota, o Ministério Público do Trabalho (MPT) criticou a medida e afirmou que vai recomendar a revogação imediata da portaria. Conforme o texto, caso não seja revogada, serão tomadas "as providências cabíveis".

MPT diz que vai ʹtomar medidas cabíveisʹ para revogar portaria que altera conceito de trabalho escravo

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 16 de outubro de 2017 às 19:50

Nesta segunda-feira (16), o governo publicou uma nova portaria que modifica o conceito de trabalho escravo. Em nota, o Ministério Público do Trabalho (MPT) criticou a medida e afirmou que vai recomendar a revogação imediata da portaria. Conforme o texto, caso não seja revogada, será tomada "as providências cabíveis".

Segundo a portaria, publicada no Diário Oficial da União desta segunda (16), para que jornada excessiva ou condição degradante sejam caracterizadas, é necessário ter a restrição de liberdade do trabalhador, o que, conforme o MPT, vai de contra ao artigo 149 do Código Penal. Além disso, a norma prevê que para a divulgação da chamada "lista suja" – que contém empresas e pessoas que usam trabalho escravo – será preciso uma "determinação expressa do ministro do Trabalho". Anteriormente, a portaria de maio de 2016 não fazia menção à necessidade de aprovação pelo ministro.

De acordo com o procurador-geral do Trabalho em exercício, Luiz Eduardo Guimarães Bojart, a portaria destrói a imagem de compromisso ao combate do trabalho escravo que o Brasil conquistou nos últimos anos. "Ela reverte a expectativa para a construção de uma sociedade justa, digna e engajada com o trabalho decente. Vale reafirmar que o bom empresário não usa o trabalho escravo. A portaria atende apenas uma parcela pouca representativa do empresariado", pontuou.