Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Justiça brasileira tem quase 900 mil processos sobre violência contra a mulher em tramitação

Brasil

Justiça brasileira tem quase 900 mil processos sobre violência contra a mulher em tramitação

Atualmente, 896 mil processos relativos a casos de violência doméstica contra a mulher tramitam na Justiça Brasileira, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados pela Agência Brasil nesta terça-feira (10), que é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. [Leia mais...]

Justiça brasileira tem quase 900 mil processos sobre violência contra a mulher em tramitação

Foto: Roberto Parizotti/secomCUT

Por: Laura Lorenzo no dia 10 de outubro de 2017 às 18:25

Atualmente, 896 mil processos relativos a casos de violência doméstica contra a mulher tramitam na Justiça Brasileira, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgados pela Agência Brasil nesta terça-feira (10), que é o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher.

“Se essa violência não for noticiada, essa vítima pode morrer”, disse a promotora Silvia Chakian, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do Ministério Público de São Paulo. Ela salientou que a apresentação de respostas rápidas por parte das instituições públicas é fundamental para que as mulheres continuem denunciando e consigam, assim, romper o ciclo de violência.

Em uma tentativa de dar conta do grande volume de pendências, o CNJ promoveu entre os dias 21 e 25 de agosto, durante a Semana Paz em Casa, esforços concentrados para acelerar a análise e o julgamento de processos, por meio de audiências e ações multidisciplinares. Neste período, 19.706 decisões judiciais e 6.214 medidas protetivas relacionadas a casos de violência doméstica foram expedidas. O montante, contudo, representa apenas 3% de todos os processos que tramitam na Justiça.