Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

JBS pode processar BNDES após declarações do presidente sobre a empresa

A JBS divulgou nesta terça-feira (19) uma carta em que diz que poderá tomar \"medidas legais\" contra o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por conta das declarações feitas pelo presidente da instituição, Paulo Rabello de Castro, em relação à companhia. [Leia mais...]

JBS pode processar BNDES após declarações do presidente sobre a empresa

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Por: Laura Lorenzo no dia 19 de setembro de 2017 às 18:38

A JBS divulgou nesta terça-feira (19) uma carta em que diz que poderá tomar \"medidas legais\" contra o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por conta das declarações feitas pelo presidente da instituição, Paulo Rabello de Castro, em relação à companhia. A nota da JBS afirma que Castro poderia ter incorrido em crimes de manipulação de mercado e abuso de minoria. O objetivo das eventuais medidas, de acordo com a empresa, seria a proteção dos acionistas.

\"O comportamento (do presidente do BNDES), anteriormente descrito, pode configurar violação ao art. 115 da Lei 6.404/1976, que impõe a todos os acionistas, inclusive não-controladores, o dever de agir no interesse da companhia, sendo responsáveis pelos danos que lhe forem causados\", diz o documento, divulgado pela assessoria de imprensa da companhia, que é capitaneada pela família Batista, com 42% das ações. O BNDES é o segundo principal sócio, com 21% dos papéis.

No entendimento da JBS, houve \"abuso\" de adjetivos inadequados, o que é \"inaceitável\" por não condizerem com a realidade. \"Nesse contexto, a confirmar-se que as afirmações foram de fato feitas por Rabello de Castro, como representante do BNDES e do BNDESPAR, podem-se extrair consequências jurídicas relevantes\", diz o documento.