Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasil

Pesquisa aponta que 25% dos jovens entre 18 e 32 anos estão desempregados no Brasil

Um pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a empresa de pesquisa digital MindMiners, aponta que 25% dos jovens com idades entre 18 e 32 anos estão desempregados. De acordo com os dados divulgados pelo estudo “Millennials e a Geração Nem Nem”, 57% desses jovens estão há mais de um ano sem emprego formal, 16% entre 6 meses e 1 ano, 21% entre 1 e 6 meses, e 6% menos de 1 mês. [Leia mais...]

Pesquisa aponta que 25% dos jovens entre 18 e 32 anos estão desempregados no Brasil

Foto: Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 13 de setembro de 2017 às 16:26

Um pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), em parceria com a empresa de pesquisa digital MindMiners, aponta que 25% dos jovens com idades entre 18 e 32 anos estão desempregados. De acordo com os dados divulgados pelo estudo “Millennials e a Geração Nem Nem”, 57% desses jovens estão há mais de um ano sem emprego formal, 16% entre 6 meses e 1 ano, 21% entre 1 e 6 meses, e 6% menos de 1 mês. Ainda entre os 25% desempregados, 47% desses não estudam, e 4% não estudam e nem trabalham.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual de desempregados no país ficou em 12,8% em julho, o que representa 13,3 milhões de pessoas.

De acordo com Roberto Meir, especialista em relações de consumo, varejo, cidadania e CEO do Grupo Padrão (organização responsável pelo Centro de Inteligência Padrão), essa é a geração mais preparada, porém, mais desempregada. "É a geração mais informada, mais educada da história e a mais desempregada. Eles querem participar, se engajar, querem ser envolvidos, querem ganhar o mundo", afirmou.

Ainda de acordo com a pesquisa, entre os jovens empregados, atualmente a maioria trabalha no regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), 29%, mas, 6% é empregado Pessoa Jurídica (PJ), 14% é empreendedor e 14% nunca trabalhou. 54% dos entrevistados afirmaram que estão satisfeitos com o trabalho, e 60% são contra a reforma trabalhista.

Quando questionados sobre o emprego ideal, 48% das pessoas afirmam que são em empresas de tecnologia e 49% em um próprio negócio. O Google é listada como a empresa dos sonhos da maioria (31%) seguido da Apple e Microsoft (com 3%), Netflix e Facebook (1%).