Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Aldemir Bendine, Marcelo Odebrecht e mais quatro são denunciados pela Lava Jato

Brasil

Aldemir Bendine, Marcelo Odebrecht e mais quatro são denunciados pela Lava Jato

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) denunciou nesta terça-feira (22) o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, pertinência a organização criminosa, e por atrapalhar as investigações. [Leia mais...]

Aldemir Bendine, Marcelo Odebrecht e mais quatro são denunciados pela Lava Jato

Foto: Gustavo Lima

Por: Laura Lorenzo no dia 22 de agosto de 2017 às 14:27

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná (MPF-PR) denunciou nesta terça-feira (22) o ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil Aldemir Bendine pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, pertinência a organização criminosa, e por atrapalhar as investigações. A acusação inclui ainda os agentes da Odebrecht Marcelo Odebrecht e Fernando Reis, além dos operadores Antônio Carlos Vieira da Silva e André Gustavo Vieira da Silva, e do doleiro Álvaro Novis.

A denúncia tem por base as investigações referentes à 42ª fase da Operação Lava Jato, denominada Operação Cobra, deflagrada no dia 27 de julho, quando ex-presidente da Petrobras foi preso. De acordo com a investigação do MPF e da Polícia Federal (PF), Bendine pediu à Odebrecht propina de R$ 17 milhões quando ainda era presidente do Banco do Brasil para viabilizar a rolagem de dívida de um financiamento da Odebrecht Agroindustrial. À época, os executivos da empreiteira negaram o pedido por entender que Bendine não teria capacidade de influenciar no contrato.

Ainda segundo a investigação, em 2015 Bendine pediu nova propina à Odebrecht para atuar no interesse da empresa junto à petrolífera. Dessa vez, o ex- presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht e o executivo Fernando Reis pagaram R$ 3 milhões de propina. A Força-tarefa diz que as provas desse acordo foram colhidas em depoimentos de colaboradores e durante as buscas e apreensões feitas na 26ª fase da Lava Jato, denominada Operação Xepa.