Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 26 de março de 2024

Brasil

STJ nega novo pedido de Lula por suspeição de Moro

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer negou um novo pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o juiz federal Sérgio Moro seja considerado suspeito para julgá-lo em casos envolvendo a Operação Lava Jato. [Leia mais...]

STJ nega novo pedido de Lula por suspeição de Moro

Foto: Lula Marques / AGPT

Por: Laura Lorenzo no dia 10 de agosto de 2017 às 14:43

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer negou um novo pedido do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que o juiz federal Sérgio Moro seja considerado suspeito para julgá-lo em casos envolvendo a Operação Lava Jato. A notícia foi publicada no site do STJ nesta quinta-feira (10).

A suspeição de Moro já havia sido rejeitada pelo próprio juiz, em decisão depois confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O ministro nem chegou a conhecer o pedido do petista, pois afirmou que o meio processual escolhido pela defesa de Lula, um habeas corpus, não é adequado para solicitar a suspeição de Moro.

A defesa de Lula alegou no pedido que o juiz demonstrou parcialidade na ação penal que levou à condenação do ex-presidente, ordenando conduções coercitivas e interceptações telefônicas ilegais, bem como levantado ilegalmente o sigilo profissional dos advogados do ex-presidente ao grampear seus telefones.