Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Advogado diz que anistia aos irmãos Batista é ilegal e questiona gravação: \'Sem autorização\'

O advogado e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), César Faria, comentou a anistia dada aos empresários e donos do Grupo JBS, Wesley e Joesley Batista, após a divulgação das delações envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). [Leia mais...]

Advogado diz que anistia aos irmãos Batista é ilegal e questiona gravação: \'Sem autorização\'

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais e Gabriel Nascimento no dia 26 de maio de 2017 às 10:34

Atualizado: no dia 26 de maio de 2017 às 11:07

O advogado e professor da Universidade Federal da Bahia (Ufba), César Faria, comentou a anistia dada aos empresários e donos do Grupo JBS, Wesley e Joesley Batista, após a divulgação das delações envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB) e o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-feira (26), Faria ressaltou que os irmãos não poderiam ter tido esse tipo de benefício.

'É evidente que os donos são os líderes da organização criminosa empresarial, eles não poderiam ter esse benefício. É ilegal. O Ministério Público cometeu algo proibido em lei. Então, ao fazer esta promessa ilícita, ilegal, para obter uma prova, esta prova, no meu entendimento, é uma prova ilícita, nossa Constituição é muito clara ao não admitir as provas obtidas de forma ilícita', disse.

O advogado questionou ainda legalidade das gravações entre os irmãos Batista, o presidente Temer e Aécio Neves. 'O Ministério Público alegou o ineditismo da alegação, o fato, a gravidade. Isso eu não discuto, é grave, é preciso averiguar. Mas, não é só isso que tem que ser analisado no acordo de delação. Tem que ser levado a personalidade do autor, as circunstâncias, a repercussão social. Questiono a moralidade dessa gravação, foi feita sem autorização do supremo', completou.