Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

PF faz operação para apurar fraude em compra de ações do Banco Panamericano pela Caixa

Uma operação para apurar se houve fraude na aquisição de ações do Banco Panamericano pela Caixa está sendo realizada nesta quarta-feira (19) pela Polícia Federal. [Leia mais...]

PF faz operação para apurar fraude em compra de ações do Banco Panamericano pela Caixa

Foto: Reprodução

Por: Laura Lorenzo no dia 19 de abril de 2017 às 16:15

Uma operação para apurar se houve fraude na aquisição de ações do Banco Panamericano pela Caixa está sendo realizada nesta quarta-feira (19) pela Polícia Federal. De acordo com a corporação, a transação tem 'potencialmente causado expressivos prejuízos ao erário federal'. O inquérito investiga se houve gestão fraudulenta e prejuízo a correntistas e clientes.

Serão cumpridos, ao todo, 46 mandados de busca e apreensão expedidos pela 10ª Vara Federal de Brasília. As ações acontecem de forma simultânea nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Minas Gerais e no Distrito Federal. Na capital federal, há buscas na sede da Caixa e no Banco Central.

Também foi determinado pela Justiça a indisponibilidade e bloqueio de valores de contas bancárias dos alvos. O montante congelado chega a R$ 1,5 bilhão.

Ainda segundo a PF, foram identificados três núcleos criminosos: o de agentes públicos; o de consultorias; e o de empresários. Os investigados devem responder por gestão temerária ou fraudulenta e as penas para esses crimes podem chegar a 12 anos de reclusão.