Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Setores fazem pressão no Congresso para ficar fora da reforma da Previdência

Brasil

Setores fazem pressão no Congresso para ficar fora da reforma da Previdência

Após a decisão do presidente Michel Temer de retirar os servidores públicos estaduais e municipais da reforma da Previdência outros setores estão fazendo o possível para escapar das nova regras de acesso à aposentadoria e pensões, ou ao menos obterem regras mais suaves. [Leia mais...]

Setores fazem pressão no Congresso para ficar fora da reforma da Previdência

Foto: Camila Domingues/ Palácio Piratini

Por: Laura Lorenzo no dia 26 de março de 2017 às 08:11

Após a decisão do presidente Michel Temer de retirar os servidores públicos estaduais e municipais da reforma da Previdência, outros setores estão fazendo o possível para escapar das nova regras de acesso à aposentadoria e pensões, ou ao menos obterem regras mais suaves.

O relatória da proposta está na reta final, na Câmara dos Deputados, e alguns categorias que tem feito pressão para entrar no seleto grupo que não passará pelas mudanças são os policiais federais, juízes e procuradores, os professores e os servidores públicos federais. O governo, porém, afirma que todas as mudanças que podiam ser feitas já foram realizadas. 

Boa parte da lista de categorias envolvidas nas mudanças se mostra insatisfeita. Trabalhadores rurais e profissionais de atividades com riscos de insalubridade, como mineradores, por exemplo, batalham para manter as regras atuais de aposentadoria, que exigem idade menor do que a proposta da reforma e menos tempo de contribuição, e o anúncio de que servidores estaduais e municipais estariam fora das novas regras só provocou mais criticas e protestos. Algumas das categorias inclusive já falam de paralisação. 

A resposta do governo, porém é de que não vai ceder em mais nenhum ponto.