Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Pesquisa do IBGE indica que taxa de desemprego é maior entre os negros

Brasil

Pesquisa do IBGE indica que taxa de desemprego é maior entre os negros

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram que, a taxa de desemprego é consideravelmente maior entre pessoas negras e pardas. A afirmação é resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). [Leia mais...]

Pesquisa do IBGE indica que taxa de desemprego é maior entre os negros

Foto: Agência Brasil

Por: Gabriel Nascimento no dia 23 de fevereiro de 2017 às 12:27

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicaram que, a taxa de desemprego é consideravelmente maior entre pessoas negras e pardas. A afirmação é resultado da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Segundo o levantamento, o índice é menor entre brancos.

No quatro trimestre de 2016, a taxa de desempregados das pessoas que se declararam negras ficou em 14,4%. Entre a população parda, o percentual ficou em 14,1%. De acordo com o IBGE, os resultados são mais elevados que o da média nacional de 12%. Entre a população declarada como branca, a taxa de desemprego ficou em 9,5% no mesmo período de 2016.

A taxa aumentou gradativamente. Em 2012, quando a série histórica teve início, a taxa nacional estimada era de 7,9%. A taxa entre a população que se declara de cor preta era de 9,7%; entre os pardos, de 9,1%; e a dos brancos era 6,6%.