Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Brasil

Receita Federal começa a receber nesta segunda declarações atrasadas do IR

Os contribuintes que perderam o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2016, na última sexta-feira (29), poderão enviar o documento, nesta segunda-feira (2), a partir das 8h. [Leia mais...]

Receita Federal começa a receber nesta segunda declarações atrasadas do IR

Foto: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

Por: Gabriel Nascimento no dia 02 de maio de 2016 às 06:26

Os contribuintes que perderam o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda 2016, na última sexta-feira (29), poderão enviar o documento, nesta segunda-feira (2), a partir das 8h. A Receita Federal receberá também as declarações retificadoras, de pessoas que enviaram a declaração, no entanto, precisam corrigir alguma informação.

Quem estava obrigado a realizar o procedimento e não o fez, deve enviar a declaração o quanto antes, já que a multa é calculada de acordo com o tempo de atraso. A multa, que em seu valor mínimo é R$ 165,74, pode chegar até 20% do imposto devido. Os "atrasados" têm 30 dias para pagar a multa, após o envio do documento. De acordo com o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, se o valor for mais alto, é possível ainda procurar uma unidade da Receita e efetuar o parcelamento da dívida.

Na madrugada do último sábado (30), a Receita divulgou um balanço informando que havia recebido 27.960.663 declarações do IR. Estima-se que 239 mil contribuintes tenham perdido o prazo.