Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

TJ-BA decide que mudança no Planserv é inconstitucional

Bahia

TJ-BA decide que mudança no Planserv é inconstitucional

Depois do veredito do TJ-BA, as mudanças foram derrubadas e as antigas regras do Planserv voltaram a valer. [Leia mais...]

TJ-BA decide que mudança no Planserv é inconstitucional

Foto: Reprodução/ADSUB

Por: Marina Hortélio no dia 25 de abril de 2018 às 18:21

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) considerou, hoje (25), que a mudança feita pelo governo no Planserv (Plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado) é inconstitucional.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei n° 13.450/2015, responsável pelas alterações, foi movida pelo deputado estadual Soldado Prisco (PSC), coordenador da Aspra (Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia).

A norma previa a redução da participação do Estado no Planserv, que caiu de 5% para 4%. Com a medida, os poderes Legislativo e Judiciário, Ministério Público Estadual e a Defensoria Pública Estadual passaram a contribuir de forma direta com a manutenção do plano de saúde estadual.

Já os dependentes com idades entre 24 e 35 anos passaram a contribuir com o mesmo valor pago pelo titular. Depois do veredito do TJ-BA, as mudanças foram derrubadas e as antigas regras do Planserv voltaram a valer.