Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

ʹMaior problema dos municípios baianos é a segurança públicaʹ, diz presidente da UPB

O presidente da UPB, União dos Municípios da Bahia, e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), comentou a situação econômica das cidades baianas. [Leia mais...]

ʹMaior problema dos municípios baianos é a segurança públicaʹ, diz presidente da UPB

Foto: Tácio Moreira/ Metropress

Por: Matheus Morais no dia 13 de março de 2018 às 08:38

Atualizado: no dia 13 de março de 2018 às 08:45

O presidente da UPB, União dos Municípios da Bahia, e prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), comentou a situação econômica das cidades baianas. Segundo ele, as prefeituras ainda dependem de transferências institucionais, tanto do governo federal quanto do Estado. Na oportunidade, o gestor ainda apontou a segurança pública como o maior problema dos municípios baianos.

"A maioria dos prefeitos da Bahia dependem de transferências institucionais. Os municípios vivem e sempre vão viver, até então, a mercê do governo estadual e federal. Nossa luta é mudar a lógica do bolo tributário, a União e os estados continuam recebendo grande parte da verba do país.", ressaltou, em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje.

"O [presidente Michel] Temer prometeu liberar uma ajuda financeira até dezembro do ano passado, não liberou, depois editou um a medida provisória e não disse quando vai pagar. Depois sancionou uma lei, disse que vai pagar esse ano, mas não tem data para pagar. Ontem tivemos 2 mil prefeitos em Brasília para saber que dia ele ia pagar, mas ele não disse", reclamou Eures.

Sobre a segurança nos municípios, Ribeiro foi direto: "É o maior problema. Eu caí para cima com a guarda municipal. A União tem que começar a investir em recursos para as guardas municipais, passar recursos para os municípios".