Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Presidente da Associação Comercial defende adesão ao horário de verão

Bahia

Presidente da Associação Comercial defende adesão ao horário de verão

Para o presidente da Associação Comercial da Bahia, Luiz Fernando Studart, a não adesão da Bahia ao horário de verão é um erro do ponto de vista comercial e financeiro. “As entidades comerciais são a favor o horário de verão, ele é importante porque nos conecta com Brasília e o Sudeste [Leia mais...]

Presidente da Associação Comercial defende adesão ao horário de verão

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 03 de setembro de 2015 às 08:44

Para o presidente da Associação Comercial da Bahia, Luiz Fernando Studart, a não adesão da Bahia ao horário de verão é um erro do ponto de vista comercial e financeiro. “As entidades comerciais são a favor o horário de verão, ele é importante porque nos conecta com Brasília e o Sudeste. Em segundo lugar, certas atividades comerciais serão favorecidas porque o dia mais longo, induz ao maior consumo”, afirma.

Ainda segundo o presidente, argumentos como o aumento da violência e diminuição das horas de sono já foram derrubados por estudos. "Existe um certo preconceito contra o horário de verão. Primeiro, o sujeito acha que acorda mais cedo, mas ele dorme as mesmas 8 horas e ele acorda ainda com o dia escuro, isso também não é verdade. Tem estudos do observatório nacional mostrando que o sol no horário de verão aqui no Nordeste ele nasce na mesma hora que no inverno, ou seja, a claridade é a mesma. Eu não entendo o porque dessa ideia de não querer o horário de verão”, opina.

Uma pesquisa encomendada pelo Grupo Metrópole ao Instituto Dataqualy ouviu a opinião de 411 baianos sobre a possibilidade da Bahia voltar a aderir o horário de verão. A resposta foi enfática: 69% da população é contra a mudança de horário.