Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahia vai encerrar 2017 com redução de 10% nos homicídios, diz Anselmo Brandão

Bahia

Bahia vai encerrar 2017 com redução de 10% nos homicídios, diz Anselmo Brandão

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Anselmo Brandão, esteve na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (13), e conversou com Mário Kertész sobre os números da violência no estado. De acordo com ele, 2017 vai terminar com uma diminuição de 10% nos homicídios. [Leia mais...]

Bahia vai encerrar 2017 com redução de 10% nos homicídios, diz Anselmo Brandão

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Gabriel Nascimento e Matheus Morais no dia 13 de dezembro de 2017 às 09:00

Atualizado: no dia 13 de dezembro de 2017 às 09:13

O comandante geral da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), coronel Anselmo Brandão, esteve na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (13), e conversou com Mário Kertész sobre os números da violência no estado. De acordo com ele, 2017 vai terminar com uma diminuição de 10% nos homicídios.

"É um balanço positivo, apesar de os números virem contra o que nós fazemos. Vamos fechar o ano com uma redução de 10% nos homicídios. O mais importante são nossas ações de enfrentamento", afirmou, ao rebater os dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgados em outubro.

"Estamos comemorando redução em cima de redução, mas aconteceu um episódio em um bairro de Salvador, o bairro vira violento. Ninguém comemora que estamos ganhando", reclamou.

Ainda segundo o chefe da PM, mesmo com o avanço das quadrilhas pelo estado, a corporação tem sido eficiente no combate. "Na Bahia ʹé barrilʹ. Os bandidos mesmo dizem. Nós não damos refresco. Temos hoje mapeadas todas as quadrilhas que têm no estado. É uma questão de tempo", pontuou.

"Ontem demos uma resposta dura em Olindina, onde cinco elementos testaram a nossa força e caíram. Comemoramos 9% de redução nessas ações que mais impactam no interior, chamado Novo Cangaço. Tivemos ações proativas da Ronda Maria da Penha, prevenção as drogas. Temos só a comemorar e dizer que a PM continua firme", concluiu.

Redução no roubo de veículos foi de 8,7%

Outro assunto abordado foi o roubo de veículos em Salvador. Mesmo com os relatos diários de ouvintes sobre assaltos — entre 6h e 8h foram três —, o coronel sinaliza uma redução de 8,7%. "Grande parte dos veículos roubados é vendida para pessoas que querem comprar como se fosse algo legal. Teremos os documentos digitalizados, isso vai nos ajudar", contou. Ele aproveitou para lembrar que as vítimas não devem reagir.