Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Importante é o que se passa entre o passado e o presente, diz autor de ʹLendaʹ

Bahia

Importante é o que se passa entre o passado e o presente, diz autor de ʹLendaʹ

O psicanalista e professor universitário, Antonio Carlos Caires Araújo, esteve na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (9), e conversou com Mário Kertész sobre o seu novo livro, intitulado "Lenda". De acordo com o autor, a obra é um "conto-ensaio dentro do saber psicanalítico do homem, que perpassa por análises sobre as perguntas que habitam o inconsciente do sujeito". [Leia mais...]

Importante é o que se passa entre o passado e o presente, diz autor de ʹLendaʹ

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Gabriel Nascimento no dia 06 de dezembro de 2017 às 10:43

Atualizado: no dia 06 de dezembro de 2017 às 12:02

O psicanalista e professor universitário, Antonio Carlos Caires Araújo, esteve na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (9), e conversou com Mário Kertész sobre o seu novo livro, intitulado "Lenda". De acordo com o autor, a obra é um "conto-ensaio dentro do saber psicanalítico do homem, que perpassa por análises sobre as perguntas que habitam o inconsciente do sujeito".

"O que se passa do passado para o presente é o que é importante para a história. Desde aí, você enxerga o futuro. O futuro também está presente neste livro. Parece um livro pequeno, mas tem um conteúdo muito cheio", afirmou.

Na ocasião, ele aproveitou para falar sobre a "maldição do gozo", questão abordada em um dos capítulos. "Esse gozo não tem nada a ver com o orgasmo. Este gozo tem a ver com o corpo. Algo que aumenta sua tensão e todo mundo sabe que o prazer gera a diminuição dessa tensão. Freud dizia que o ʹPrincípio do Nirvanaʹ com a tensão igual a zero era o princípio do prazer. O gozo é da ordem do desprazer, mas ele que faz pulsar", pontuou.

O livro vai ser lançado no dia 15 de dezembro na Associação Baiana de Medicina (ABM), em Salvador. O evento acontece das 18h às 20h.