Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

Governo assina protocolo para criação de Sistema de Arranjo Produtivo Local do Cacau

O Bahia Cacau 2035, encontro realizado nesta terça-feira (21), reuniu agentes da cadeia produtiva do cacau em Salvador, no Hotel De Ville, em Salvador. Durante o evento, um protocolo de intenção para criação do Sistema de Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate [Leia mais...]

Governo assina protocolo para criação de Sistema de Arranjo Produtivo Local do Cacau

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 21 de novembro de 2017 às 18:35

O Bahia Cacau 2035, encontro realizado nesta terça-feira (21), reuniu agentes da cadeia produtiva do cacau em Salvador, no Hotel De Ville, em Salvador. Durante o evento, um protocolo de intenção para criação do Sistema de Arranjo Produtivo Local (APL) do Cacau e Chocolate foi assinado por secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner e pela reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Pinheiro, juntamente com Guilherme Moura, da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Eduardo Bastos, da Associação Nacional das Indústrias Processadoras do Cacau (AIPC), e Milton Andrade Junior, do Sindicato Rural de Ilhéus (SRI).

De acordo com Wagner, o papel do Governo do Estado, por meio das secretarias, é dar apoio e sustentação para as pessoas que querem desenvolver a produção do cacau. “O governador Rui Costa mantém a política de estimular a verticalização da cadeia. Somos o maior produtor de cacau do país e o Brasil é o único no mundo que consegue ir do fruto até o produto. Nosso objetivo é utilizar novas metodologias de plantio que melhorem a qualidade do cacau, verticalizando a produção para que o produtor possa ficar cada vez mais com o fruto do seu trabalho, no caso, o chocolate, que agrega muito mais valor que a amêndoa”, afirmou.