Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Taxa de desocupação na Bahia cai no terceiro trimestre de 2017, aponta IBGE

Bahia

Taxa de desocupação na Bahia cai no terceiro trimestre de 2017, aponta IBGE

Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o número de desocupados na Bahia recuou no terceiro trimestre de 2017 e chegou a 16,7%. Já no segundo trimestre, a taxa registrada foi de 17,5%.Contudo, a taxa ainda é maior do que do mesmo período do ano anterior. [Leia mais...]

Taxa de desocupação na Bahia cai no terceiro trimestre de 2017, aponta IBGE

Foto: Agência Brasil

Por: Paloma Morais no dia 17 de novembro de 2017 às 16:10

Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o número de desocupados na Bahia recuou no terceiro trimestre de 2017 e chegou a 16,7%. No segundo trimestre, a taxa registrada foi de 17,5%. Contudo, a taxa ainda é maior do que do mesmo período do ano anterior. Com o resultado, a Bahia foi para a segunda colacação dos estados que tem a maior taxa de desocupação do Brasil, ficando atrás apenas de Pernambuco (17,9%).

Na capital baiana, a taxa também registrou queda no terceiro semestre (14,4%) se comparado com a do segundo trimestre (16,1%). O índice também é menor do mesmo período do ano passado, quando chegou a 17%.

Segundo o IBGE, os números mostram que está havendo uma maior desistência em procurar emprego. Foi registrado pelo instituto, um declínio de menos 74 mil pessoas na população desocupada (procurando trabalho), que passou de 1,271 milhão para 1,197 milhão de pessoas nesse período.

A taxa de pessoas trabalhando também apresentou queda de 6 milhões para 5,975 milhões (menos de 25 mil pessoas). Com isso, segundo o IBGE, pode-se chegar a conclusão de que a redução na taxa aconteceu por causa das pessoas que pararam de procurar trabalho.

Ainda de acordo com a pesquisa, foi apontado um aumento de 44 mil postos de trabalho entre o segundo e o terceiro trimestres. A Região Metropolitana de Salvador apresentou aumento de 35 mil a mais em relação ao segundo trimestre em postos de trabalho.