Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Operação Cosme e Damião: 30% das marcas de dendê são reprovadas em teste de qualidade

Bahia

Operação Cosme e Damião: 30% das marcas de dendê são reprovadas em teste de qualidade

Nas vésperas do Dia de São Cosme e Damião, a operação realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para fiscalizar os produtos utilizados no tradicional caruru verificou que 30% das marcas de azeite de dendê testadas foram reprovadas. O azeite foi o item que apresentou maior índice de reprovação na ação. [Leia mais...]

Operação Cosme e Damião: 30% das marcas de dendê são reprovadas em teste de qualidade

Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Por: Laura Lorenzo no dia 22 de setembro de 2017 às 15:09

Nas vésperas do Dia de São Cosme e Damião, a operação realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) para fiscalizar os produtos utilizados no tradicional caruru verificou que 30% das marcas de azeite de dendê testadas foram reprovadas. O azeite foi o item que apresentou maior índice de reprovação na ação.

A Operação Cosme e Damião foi encerrada nesta sexta-feira (22) e fiscalizou ainda camarão seco, amendoim, castanhas, leite de coco e velas, produtos que atingiram um índice médio de reprovação entre 5 a 10%.

Foram fiscalizados supermercados e mercadinhos de bairro para verificar se os itens largamente consumidos no período estão sendo vendidos com a pesagem correta, considerando o indicado nas embalagens dos produtos. “Os exames realizados no laboratório do Ibametro constataram que o azeite de dendê está sendo vendido com a quantidade inferior ao indicado no rótulo. Todas as marcas irregulares foram autuadas”, afirmou o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal.

Os fabricantes notificados terão 10 dias para apresentar defesa junto ao Ibametro, sendo passíveis de multas de até R$ 1,5 milhão, a depender do grau da irregularidade.