Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Varejo da Bahia tem crescimento de 0,6% em julho

Bahia

Varejo da Bahia tem crescimento de 0,6% em julho

O comércio varejista baiano cresceu 0,6% no mês de julho, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, as vendas na Bahia não acompanharam o ritmo do país, que teve alta de 3,1%, em relação à mesma base de comparação. [Leia mais...]

Varejo da Bahia tem crescimento de 0,6% em julho

Foto: IDEME

Por: Laura Lorenzo no dia 12 de setembro de 2017 às 15:46

O comércio varejista baiano cresceu 0,6% no mês de julho, se comparado ao mesmo período do ano passado. Apesar do crescimento, as vendas na Bahia não acompanharam o ritmo do país, que teve alta de 3,1%, em relação à mesma base de comparação.

Na análise sazonal, a taxa do comércio varejista no estado baiano registrou variação negativa de 0,9%. Os dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em âmbito nacional, e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

O segmento de Móveis e eletrodomésticos foi fortemente influente no crescimento do varejo. Por atividade, os dados do comércio varejista do estado da Bahia, quando comparados a julho de 2016, revelam que seis dos oito segmentos que compõem o Indicador do Volume de Vendas (IVV) tiveram comportamento positivo. Listados em ordem decrescente de aumento, têm-se Móveis e eletrodomésticos (38,6%); Livros, jornais, revistas e papelaria (22,5%); Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (20,2%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (10,4%); Tecidos, vestuário e calçados (8,7%); Combustíveis e lubrificantes (2,2%).

Os segmentos de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos registraram variações negativas de 14,6% e 9,4%, respectivamente.