Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Bahia

Bahia tem mais de 300 animais em ameaça de extinção

Mais de 300 animais estão ameaçados de extinção no estado da Bahia, de acordo com uma portaria publicada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16). [Leia mais...]

Bahia tem mais de 300 animais em ameaça de extinção

Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Por: Laura Lorenzo no dia 16 de agosto de 2017 às 17:37

Mais de 300 animais estão ameaçados de extinção no estado da Bahia, de acordo com uma portaria publicada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (16).

A lista cita 331 espécies de anfíbios, aves, mamíferos, répteis, invertebrados continentais, peixes, invertebrados marinhos e espécies ameaçadas de "interesse social", em diferentes níveis de risco. Foram avaliadas ao todo 2.607 espécies de fauna consideradas raras, endêmicas ou sob ameaça de extinção no território baiano, e 331 animais entraram na lista. São 140 espécies que se enquadram no nível "vulnerável"; 131, no nível "perigo"; 54, no "criticamente em perigo", e cinco, em "regionalmente extintas".

Todas as espécies ameaçadas passam a ter proteção integral dos órgãos de defesa do meio ambiente. A captura, transporte, armazenamento, guarda, manejo, beneficiamento e comercialização desses animais fica proibida. Entre os animais protegidos, estão espécies como Onça-pintada, Ararinha-azul, Gavião-real, Papagaio-de-peito-roxo, Águia-cinzenta, Tartaruga-de-pente, Tartaruga-verde, Aranha Caranguejeira, Cobra-coral, Cobra-verde, Pica-pau-amarelo, Estrela-do-mar, Cação, Cavalo-marinho, Piaba, Peixe-serra, Atum-azul, o Bugio-marrom, entre outras.