Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Carioca sincero: turista do Rio diz que vai recomendar São João da Bahia para todos os amigos

O turista do Rio de Janeiro, Leonardo Quintanilha, de 39 anos, se declarou para o São João da Bahia nesta sexta-feira (23), durante os festejos no Terreiro de Jesus, em Salvador. Em entrevista à Rádio Metrópole, o carioca exaltou a proximidade da festa com a origem cultural da Bahia.[Leia mais...]

Carioca sincero: turista do Rio diz que vai recomendar São João da Bahia para todos os amigos

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 23 de junho de 2017 às 23:32

O turista do Rio de Janeiro, Leonardo Quintanilha, de 39 anos, se declarou para o São João da Bahia nesta sexta-feira (23), durante os festejos no Terreiro de Jesus, em Salvador. Em entrevista à Rádio Metrópole, o carioca exaltou a proximidade da festa com a origem cultural da Bahia. \'Nós cariocas não temos isso no Rio de Janeiro. Faz a gente tem uma proximidade com as raízes que os baianos tem com suas origens. Foge completamente do que eu curto no carnaval há seis anos. Já comi de todas as comidas típicas, de todas as barraquinhas. Gostei mais da carne de sol com aipim e gostei também do licor de jenipapo\', afirmou ele.

Farmacêutico, Quintanilha está de passagem pela capital baiana juntamente com outras duas amigas e, segundo ele, não há como não recomendar o destino baiano como principal atrativo no São João do ano que vem. \'Já comentei com minhas amigas, já tirei foto e já postei. Volto no ano que vem. Acho a vibe muito boa e a simplicidade muito boa. Nos caminhos que fiz, as fogueiras nas casas das pessoas é uma coisa linda. Tinha uma mini fogueira na casa de uma das pessoas, que elas cultivam aquilo\', disse ele, ressaltando o que mais o atraiu durante a estadia. \'Isso cativa uma coisa nossa, uma cultura, e a gente no Rio se deixa personalizar por causa do samba e do baile funk. No axé fica a festividade de bagunça, que é essa animação toda. Lá também tem festa junina, mas aqui tem festa de rua, onde tem festa numa vila em que as pessoas fazem festa, colocam comida numa mesa e fazem isso tudo divertido\', declarou.

Ainda de acordo com o carioca sincero, não há como comparar a sensação de viver a festa de São João ao vivo e a cores. \'No Rio, tem uma ou outra emissora que passa uma coisa com flashes do que é o São João na Bahia. Mas você não tem noção. Tem que viajar e vir para cá. Talvez o que a gente fique vendo e olhando, não dá para saber e fica sem entender nada. É como ver os desfiles das escolas de samba pela TV. Não dá para ver e saber exatamente o que é\', finalizou.