Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

PF deflagra operação para combater desvio de recursos públicos em Itabela

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (25), no Extremo Sul do estado, pela Polícia Federal, a Operação Harpócrates. [Leia mais...]

PF deflagra operação para combater desvio de recursos públicos em Itabela

Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 25 de abril de 2017 às 08:03

Atualizado: no dia 25 de abril de 2017 às 08:13

Foi deflagrada na manhã desta terça-feira (25), no Extremo Sul do estado, pela Polícia Federal, a Operação Harpócrates. A ação pretende desarticular uma organização criminosa responsável pelo desvio de recursos públicos federais repassados ao município de Itabela entre os anos de 2010 e 2012, vindos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

De acordo com a PF, as investigações comprovaram que recursos da ordem de mais de R$ 1 milhão que deveriam ser empregados na construção de um prédio destinado à instalação de uma creche/escola de educação infantil em Itabela, dentro do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil – Proinfância, acabaram sendo desviados em benefício dos investigados.

Ainda de acordo com a PF, seis mandados de condução coercitiva e oito mandados de busca e apreensão em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro estãos endo cumpridos. As ordens judiciais, expedidas pela Justiça Federal de Eunápolis, pretendem ter provas materiais dos ilícitos praticados, e estão sendo executadas nas residências dos investigados, entre eles: políticos, servidores públicos e empresários – e também na sede de duas empresas utilizadas no esquema criminoso.