Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Prefeito diz que Embasa \'trava\' desenvolvimento de Mata do São João

Bahia

Prefeito diz que Embasa \'trava\' desenvolvimento de Mata do São João

Prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira (PSDB) conversou com Chico Kertész nesta quarta-feira (19) sobre a proposta de municipalização da água no município [Leia mais...]

Prefeito diz que Embasa \'trava\' desenvolvimento de Mata do São João

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Bárbara Silveira no dia 19 de abril de 2017 às 18:25

Prefeito de Mata de São João, Marcelo Oliveira (PSDB) conversou com Chico Kertész nesta quarta-feira (19) sobre a proposta de municipalização da água no município. Enquanto a oposição critica a agilidade que o projeto tramitou na Câmara, o prefeito justifica a mudança com a falta de investimento da Embasa, que administra o sistema atualmente.

“A Embasa opera o sistema de água e esgotamento há 20 anos, e ela não fez o investimento que a gente gostaria que se fizesse. Mata de São João tem um sistema rentável. O que a Embasa gasta é menos do que ela fatura no município. Essa sobra poderia ser reinvestida, mas temos comunidades na zona rural sem água potável, temos várias comunidades sem esgotamento sanitário. Todo o esgoto do município foi construído pela Prefeitura. A Embasa está travando o desenvolvimento do município e reduzindo as oportunidades de emprego e renda”, disse.

Questionado se o município tem recursos para arcar com a mudança, o prefeito não respondeu de forma direta. “O serviço é rentável. A Embasa fatura mais de R$ 20 milhões por ano e gasta menos de R$ 10 milhões. É uma conta simples, então a empresa municipal já nasce com potencial de faturamento e investimento perfeitamente capaz de atender nossas necessidades. Nós já fizemos seis audiências públicas em várias comunidades, hoje está a sétima. Estamos dialogando, as pessoas tem manifestado apoio à nossa decisão”, completou.

Leia mais:
Oposição critica municipalização da água em Mata de São João: “Elemento político”