Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governo e Ilê Aiyê planejam parcerias por meio do Pacto Pela Vida

Bahia

Governo e Ilê Aiyê planejam parcerias por meio do Pacto Pela Vida

O governador Rui Costa (PT) esteve reunido nesta terça-feira (4) com representantes dos blocos afro Olodum e Ilê Aiyê durante o Carnaval deste ano. Acompanhado de secretários, Rui recebeu em seu gabinete o diretor presidente da entidade, Vovô do Ilê, entre outros membros da diretoria da associação. [Leia mais...]

Governo e Ilê Aiyê planejam parcerias por meio do Pacto Pela Vida

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Por: Matheus Simoni no dia 04 de agosto de 2015 às 19:52

O governador Rui Costa (PT) esteve reunido nesta terça-feira (4) com representantes dos blocos afro Olodum e Ilê Aiyê durante o Carnaval deste ano. Acompanhado dos secretários Vera Lúcia (Promoção da Igualdade Racial), Jorge Portugal (Cultura) e Geraldo Reis (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), Rui recebeu em seu gabinete, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o diretor presidente da entidade, Vovô do Ilê, entre outros membros da diretoria da associação.

No encontro o secretário de Justiça, Geraldo Reis, observou que as propostas apresentadas pelo Ilê à equipe de governo estão de acordo com o que preveem as diretrizes do programa Pacto Pela Vida. "A ideia do governador é ter esta conexão, esta parceria com as entidades, neste caso específico com o Ilê Aiyê. Utilizando a imagem positiva que tem o Ilê, a tradição cultural e sobretudo, o enraizamento, o sentimento de pertencimento, a identidade que este bloco é capaz de criar junto aos adolescentes, jovens, e à população em geral. Estamos apostando nesta forte parceria com o Ilê e com outros blocos afro", destacou.

Já o secretário de Cultura, Jorge Portugal, afirmou ser necessário criar um grupo composto pelos outros secretários presentes na reunião para analisar e definir melhor uma maneira de firmar a parceria. "Houve uma ideia, que já foi aventada antes, de se fazer um Corredor Cultural na Liberdade. [A intenção é] ter ali o Ilê como o coração com a sua Banda Erê, curso de gastronomia, de moda e tudo mais. Ter também outras entidades como terreiros de candomblé, que estejam ali naquele corredor e que possam fazer dali um caminho da economia criativa", disse Portugal.

Para Vovô do Ilê, o papel social do bloco é de fundamental imporância para o estado baiano. Ele destacou que a reunião foi considerada positiva. "Vamos, depois disso, desenvolver muito mais coisas na Liberdade e também no Recôncavo que, inclusive, será tema do nosso Carnaval em 2016. Precisamos ter esta proximidade porque muita gente aqui da Bahia não conhece a riqueza do Recôncavo e o tema vai ajudar a divulgar. Da mesma forma, queremos desenvolver atividades para contribuir para que o negro do Recôncavo assuma sua negritude", afirmou.