Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

IPVA 2017 tem redução de 5% para carros e 2,8% para motos; veja tabela

De acordo com o órgão, o IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados. [Leia mais...]

IPVA 2017 tem redução de 5% para carros e 2,8% para motos; veja tabela

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Camila Tíssia no dia 21 de dezembro de 2016 às 17:02

A tabela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 2017 foi divulgada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-Ba), nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial do Estado. De acordo com o órgão, o IPVA teve redução média de 5% em relação a 2016, tomando por base os cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), feitos a partir dos valores de mercado de veículos usados.

A queda de 5% foi referente ao IPVA dos automóveis. Já as motos registraram redução de 2,8%, os caminhões de 7,4%, os ônibus e micro-ônibus, de 5,4%, e os veículos utilitários, de 4,8%. Os valores podem ser consultados a partir de 2017 no site da Sefaz-Ba, através do canal Inspetoria Eletrônica.

Segundo o diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem a frota tributável é de cerca de 1,8 milhão de veículos em toda a Bahia, e que 50% do valor arrecadado com o IPVA é repassado ao município onde o veículo foi emplacado. “A queda nos valores do IPVA ocorre em decorrência do mercado, que está pressionando os preços para baixo, não apenas no setor automotivo”.

A tabela traz ainda descontos para quem pagar o imposto antecipado. O prazo final para o pagamento do tributo com 10% de desconto, em cota única, é 7 de fevereiro. Existe também a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Confira: