Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Bahia

PF investiga candidato a vereador em Feira que trocava voto por "bêncão"

Com o objetivo de coibir crimes eleitorais, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Simão, na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, na manhã desta sexta-feira (30). A prática já estava acontecendo no município, durante a campanha para o pleito do próximo domingo (2). Aproximadamente, 40 Policiais Federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão no local. [Leia mais...]

PF investiga candidato a vereador em Feira que trocava voto por "bêncão"

Foto: Reprodução / Agência Brasil

Por: Camila Tíssia no dia 30 de setembro de 2016 às 10:53

Com o objetivo de coibir crimes eleitorais, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Simão, na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, na manhã desta sexta-feira (30). A prática já estava acontecendo no município, durante a campanha para o pleito do próximo domingo (2). Aproximadamente, 40 Policiais Federais cumprem nove mandados de condução coercitiva e oito de busca e apreensão no local. 

As investigações iniciaram há cerca de um mês, a partir de requisição do Ministério Público Eleitoral, que divulgou ter informações da captação ilícita de votos por parte de um candidato a vereador vinculado a uma igreja evangélica. "O candidato e o grupo a ele vinculado estariam cadastrando eleitores fiéis da igreja, com a promessa de abençoá-los, e 'amaldiçoavam' aqueles que se recusavam a fornecer seus dados constantes do título eleitoral", afirma a PF. 

Foi constatado também que, a prática ia "bem além" do cadastramento de eleitores e a promessa de "bênção ou maldição". A mesma incluía também a distribuição de gêneros alimentícios em comunidades carentes, a fim de arregimentar eleitores, chegando-se, ainda, à identificação de um esquema de favorecimento na marcação de exames e consultas médicas pelo SUS àqueles que prometiam seu voto ao candidato. Foi identificada ainda a prática da venda de votos em lote por parte de uma liderança comunitária local, fato este envolvendo outro candidato à Câmara Municipal. 

Os investigados responderão pelos crimes previstos nos artigos 299 e 334 do Código Eleitoral, que preveem penas de prisão, multa, e até mesmo cassação dos registros de candidatura. O nome da operação, “Simão”, vem do codinome utilizado pelos policiais para se referir ao principal investigado, uma referência ao Apóstolo de Jesus Cristo. Representantes da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral concederão entrevista coletiva às 9h30, no Posto da Polícia Federal em Feira de Santana. Av. Maria Quiteria, n. 61, Serraria Brasil.

Veja vídeo: