Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Bahiafarma recebe autorização para teste de Zika e Rui comemora: "Orgulho"

Bahia

Bahiafarma recebe autorização para teste de Zika e Rui comemora: "Orgulho"

O registro necessário para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) iniciar a produção e comercialização do primeiro teste rápido para a detecção do vírus Zika no país, foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). [Leia mais...]

Bahiafarma recebe autorização para teste de Zika e Rui comemora: "Orgulho"

Foto: Reprodução/Secom

Por: Gabriel Nascimento no dia 25 de maio de 2016 às 10:53

O registro necessário para a Fundação Baiana de Pesquisa Científica e Desenvolvimento Tecnológico, Fornecimento e Distribuição de Medicamentos (Bahiafarma) iniciar a produção e comercialização do primeiro teste rápido para a detecção do vírus Zika no país, foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A liberação deve ser divulgada na próxima segunda-feira (30) no Diário Oficial da União.

Na manhã desta quarta-feira (25), o governador Rui Costa comemorou a autorização, que tinha sido solicitada também pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "É com orgulho que anuncio que o teste rápido da Zika, desenvolvido pela Bahiafarma foi aprovado e poderá ser utilizado no país inteiro para ajudar a enfrentar essa perigosa doença", disse. A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) informou que, trata-se do primeiro teste diagnóstico feito sem a participação da Fiocruz.

Ainda segundo a Sesab, o teste rápido, desenvolvido em parceria com a empresa sul-coreana Genbody Inc., não só confirma o diagnóstico mas também contribui para o mapeamento das ocorrências do vírus. Os trabalhos em torno do teste foram iniciados no primeiro semestre do último ano.