Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Antigo “apêndice”, Irdeb vai investir em jornalismo “sem ser chapa branca"

Criada em 1985 com a proposta de oferecer à população conteúdos com a cara da Bahia que pudessem valorizar — de uma forma que as outras emissoras de TV não faziam — a identidade local e difundir a educação através da televisão, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) deixava a desejar [Leia mais...]

Antigo “apêndice”, Irdeb vai investir em jornalismo “sem ser chapa branca"

Foto: Camila Tíssia/Metropress

Por: Bárbara Silveira e Matheus Morais no dia 02 de maio de 2016 às 08:30

Criado em 1985 com a proposta de oferecer à população conteúdos com a cara da Bahia que pudessem valorizar — de uma forma que as outras emissoras de TV não faziam — a identidade local e difundir a educação através da televisão, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) deixou a desejar ao longo dos anos. Conforme mostrou em 2015 o Jornal da Metrópole, mesmo com o vasto aparato tecnológico aliado à mão de obra qualificada, que conta com 298 funcionários custando mais de R$ 9 milhões ao ano para os cofres do governo do estado, a programação da TVE era, até o final de 2015, basicamente uma retransmissora da TV Brasil, com somente 14,8% de programação local. Mas, de acordo com o novo diretor-geral do Irdeb, Flávio Gonçalves, após as mudanças feitas na gestão do Instituto, o governador exigiu mudanças. 

“A gente precisa conduzir bastante conteúdo noticioso, ainda estou fazendo o mapeamento da instituição. Nossa intenção é produzir mais conteúdo noticioso para dar mais informações para o interior do estado também. Estamos trabalhando para interiorizar e não produzir só conteúdos para Salvador. Eu que fui pauteiro, editor, repórter, [sei que] o jornalismo é um desafio cotidiano. O grande desafio é manter a credibilidade. O governador foi claro e disse que não é para fazer chapa branca, é para noticiar o que está acontecendo”, disse, em entrevista à Rádio Metrópole, nesta segunda-feira (2).

Segundo o diretor, a TVE vai usar melhor a proximidade com o baiano. “Nós temos de fato essa facilidade. A facilidade e a oportunidade que a TVE tem de falar da Bahia, se quisermos falar 24 horas sobre a Bahia, temos essa facilidade. Nós vamos transmitir ao vivo a reinauguração da Concha, esse equipamento importantíssimo. Independente do horário, vamos transmitir. Ao vivo, a partir das 18 horas”, completou.