Em poucos dias, detentos de toda a Bahia vão receber a chamada liberação de fim de ano, e a relação com os nomes dos que vão deixar as unidades ainda é mistério. Enquanto a Secretaria de Administração Penitenciária não tem o controle adequado, o índice de presos que não voltam para a cadeia assusta. Secretaria de Segurança cobra mais rigor.
Fazer DownloadCooperativas vendem seguros bem abaixo do preço de mercado, mas basta o consumidor precisar acionar o serviço para ficar na mão. Especialistas ouvidos pelo Jornal da Metrópole alertam para o risco de contratar modalidade que acumula denúncias de irregularidades e consumidores insatisfeitos na Bahia.
Novo modal de transporte vai custar mais de R$ 800 milhões, mas para especialistas, BRT proposto para Salvador é ultrapassado e não vai priorizar sistema público. Prefeitura ignora observações do Instituto de Arquitetos e segue com projeto minimizando futuros problemas.
Com desempate de Cármen Lúcia, Supremo Tribunal Federal decide rejeitar habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula (PT) e prisão se torna realidade cada vez mais próxima do petista. Partido dos Trabalhadores cita "Constituição rasgada".
Você já desceu a Ladeira da Preguiça, andou pela região de Água de Meninos ou conhece a Baixa dos Sapateiros? Provavelmente sim, mas pouca gente sabe o motivo de nomes tão pitorescos. Hoje Salvador completa 469 anos e, para comemorar, o Jornal da Metrópole reuniu alguns exemplos que deixam claro a criatividade - e gaiatice - do soteropolitano na hora de nomear ruas e espaços da cidade.
Pela lei, o passaporte diplomático deveria ser restrito a autoridades e pessoas que prestam serviços ao país, mas isso é só na teoria. Na prática, 32 dos 39 deputados baianos ostentam ilegalmente o benefício e ainda garantem a cadernetinha vermelha para filhos e companheiros. Mas se depender do Ministério Público Federal, a farra dos passaportes diplomáticos está com os dias contados.
Desde 2014, as calçadas de Salvador deveriam ser planas, antiderrapantes e acessíveis graças ao programa \"Eu Curto Meu Passeio\", da Prefeitura. Mas a realidade é bem diferente. Quatro anos depois, grande parte dos soteropolitanos não aderiu à ideia e a gestão municipal — que deveria assumir a tarefa e cobrar o proprietário do imóvel pelo serviço — tem o trabalho duramente criticado por pedestres que se arriscam entre buracos.
Salvador, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Pena que nós, baianas, não tenhamos o que comemorar. Em 2017, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, 59 vítimas foram mortas pelo simples fato de serem mulheres. Somente no primeiro mês de 2018, três mortes, 21 tentativas de homicídio e 1.213 casos de lesão corporal foram registrados. Até quando?
Mesmo com inúmeras denúncias pesando contra a Hygia, Organização Social está na disputa e pode continuar gerindo a maternidade José Maria de Magalhães Neto, a maior do estado. Funcionários reclamam de atrasos salariais rotineiros e ausência de pagamento de direitos trabalhistas.
A permanência de Eduardo Pessoa à frente da diretoria executiva da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações da Bahia (Agerba) pode estar por um fio. O gestor foi multado em mais de R$ 19 mil pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por acumular atividade incompatível ao cargo e coleciona denúncias por, supostamente, prestar consultoria às empresas que fiscaliza.
O Carnaval de 2018 consagrou a pipoca como dona da festa em Salvador. Durante seis dias — período oficial da folia —, 1,8 milhão de baianos e turistas ocuparam as ruas devidamente a caráter, e os blocos sem corda, que antes eram exceção, ganharam força total e passaram a ser a regra da festa. Alguém duvida de que este é o futuro do Carnaval?