12 de Dez de 2016 • 14:38

Como calcular vinhos

O primeiro detalhe para calcular o número de vinhos é o número de convidados. Para pequenas confraternizações, o consumo chega a uma garrafa por pessoa, podendo ser até um pouco mais se a turma for daquelas bem animadas, como as minhas!! Em festas maiores, o consumo médio passa a ser de uma garrafa para cada dois convidados. Isso porque tem pessoas que não bebem nada, mas em compensação, outras bebem sozinhas mais de uma garrafa. Vale lembrar que se forem servidos mais de um tipo de bebida, o total vai ser maior, pois não dá pra saber quem vai beber o quê. É preciso deixar uma margem de erro. O proprietário da Casa do Vinho - Famiglia Martini, que fica em Belo Horizonte, André Martini organizou algumas informações para facilitar a compra de vinhos para festas, casamentos, jantares e confraternizações. “Quanto menores e mais íntimas reuniões, maior será o consumo proporcional. E o conhecimento do anfitrião sobre o consumo de bebida alcoólica dos seus amigos faz toda a diferença”, detalha André.  Veja o infográfico exclusivo da Casa do Vinho.
 
Bebidas para Festas:
 
A duração da festa é o segundo ponto a ser observado, seguido da formalidade. Por exemplo: num coquetel de negócios, o consumo tende a ser bem menor que em uma festa de casamento ou aniversário, mesmo que tenham o mesmo número de convidados.
 
Em um casamento ou festas de grande porte, o consumo de espumantes gira entre uma garrafa para cada dois ou três convidados e o de vinho uma garrafa para cada três ou quatro convidados. O consumo de whisky é de uma caixa (12 garrafas) para cada 100 ou até 150 convidados. Isso levando em conta que serão servidos os três tipos de bebida. “Todas estas quantidades podem sofrer alterações, são uma média”, esclarece André.  
 
André alerta para que jamais os anfitriões deixem o vinho como secundário na hora da escolha. “Se você teve cuidado de escolher cada prato ou salgado, deve sempre considerar que o vinho vai compor o menu e este deve sempre estar à altura do buffet. Ele pode deixar seus pratos ainda mais gostosos, mas se não forem bem escolhidos... podem estragar sua festa. O equilíbrio, quando falamos de qualidade é fundamental”. Ele conta que não é necessário comprar vinhos muito caros, a não ser que a festa seja super luxo, mas orienta a não servir qualquer rótulo, desproporcional ao evento. Agora é só escolher os vinhos, chamar os conviodados e curtir a festa.

11 de Dez de 2016 • 15:52

Viajar, comer e cozinhar

Pra você que gosta de viajar e comer bem, confira 5 ótimos filmes:

1. Comer, Rezar e Amar

É a experiência de uma mulher, vivida por Julia Roberts,  que abandona marido, trabalho e amigos para desfrutar do melhor que a gastronomia pode oferecer em três lugares paradisíacos: Itália, Bali e Índia.

2. Ratatouille

Uma aliança divertida entre o ratinho Rémy e Alfredo Linguini para recriar uma sopa de sucesso.

3. Julie&Julia

Julie quer cozinhar todas as 524 receitas do livro Mastering The Art of French Cooking e publicar a experiência em seu blog, tornando-a famosa por seus feitos.

4. A Fantástica Fábrica de Chocolate

Um menino de família humilde que ganha um convite dourado para conhecer a fábrica de chocolates de Willy Wonka.

5. Sem Reservas

Um filme onde receitas deliciosas aparecem o tempo todo!

 

08 de Dez de 2016 • 14:29

Vinhos argentinos

O sommelier e escritor, Euclides Penedo Borges vem a Salvador para jantar enogastronômico no Baby-Beef Alvarez, no dia 13 de dezembro. O evento, que também terá uma palestra, os participantes poderão aprender, na prática, as características dos vinhos e como harmonizá-los, enquanto saboreiam o menu especialmente criado pelo chef do restaurante, Izaqueu Novais. No cardápio, a entrada, o primeiro e o segundo prato serão servidos com vinhos selecionados em conjunto por Penedo Borges e o sommelier do restaurante, Marcelo Santos, valorizando a experiência gastronômica. A sobremesa também comporá o jantar.

Brandade de bacalhau com purê de cenoura foi a escolha de Izaqueu para a entrada. O primeiro prato será Ojo de Bife ao molho roty guarnecido de panaché de legumes. Já o segundo, um Bife de chorizo com risoto de funghi. Os participantes do jantar ainda degustarão uma cassata ao molho de cereja como sobremesa.

O investimento no jantar, incluindo palestra e menu harmonizado, é de R$ 217,80. O evento acontece no salão VIP do Baby-Beef Alvarez e tem vagas limitadas. As reservas podem ser realizadas pelos telefones 3270-3005 e 99334-2208.

05 de Dez de 2016 • 15:44

Rota dos Vinhos

Com um convite da rede de hotéis Mercure, fui conhecer a "Rota dos Vinhos" que teve inspiração em uma série apresentada no canal Multishow. A primeira parada foi em Porto Alegre, onde fiquei confortavelmente hospedada no Mercure de lá. Bom atendimento, quartos absurdamente confortáveis, super estrutura e comida de primeira qualidade! Coisa boa é se sentir em casa e eu me senti assim lá. Depois, fui para Bento Gonçalves visitar algumas vinícolas, assim como a série de TV fez. Um espetáculo! Realmente vale a pena conhecer esse maravilhoso e delicioso pedaço do Brasil.

Na série do canal Multishow, a apresentadora Titi Müller desvendou os sabores e a riqueza cultural de cidades como Porto Alegre, Salvador, Santa Rosa (Argentina) e Santiago (Chile), com experiências em uma vinícola de cada região.
Os cenários variam desde o Vale dos Vinhedos na serra gaúcha, passando pelo Vale do São Francisco na Bahia, até as cordilheiras argentinas de Mendoza e a riqueza histórica inconfundível dos chilenos. Uma beleza de ver!!
 
“A Rota dos Vinhos é uma oportunidade para mostrarmos como a marca Mercure está inserida na cultura e nos aspectos mais típicos de cada região. Viajamos por destinos diferentes e com pessoas diferentes justamente para destacar a peculiaridade de cada cidade, destaca Roberta Vernaglia, VP de Marketing da AccorHotels América do Sul. Se você está programando uma viagem, não deixe de incluir essas rotas. Vale muito a pena!!

30 de Nov de 2016 • 14:56

As delícias do Tempero no Forte

Realizado pela 11ª vez, em Praia do Forte, o Tempero no Forte que é um delicioso Festival de Cultura e Gastronomia, receberá os melhores chefs de cozinha de todo o Brasil, de 1º a 11 de dezembro. Para este ano, o ingrediente escolhido foi a mandioca, e mais de 30 estabelecimentos entre restaurantes, hotéis e pousadas vão oferecer o melhor da culinária local para turistas, visitantes e quem aprecia uma boa comida.  A programação está incrível e na sexta-feira (02), das 21h às 00h, o Hotel Via dos Corais será palco do Jantar Magno, que custa, por pessoa, R$ 150, e que terá a participação de três grandes chefs: Beto Pimentel, Tereza Paim e Chuca Cardoso. Parabéns a minha querida amiga Tereza Paim por mais um ano de sucesso com seu Tempero no Forte.

26 de Nov de 2016 • 14:35

Homenagem ao Elevador Lacerda

Uma ação da VCT,  distribuidora da vinícola Concha y Toro, irá reproduzir com estruturas feitas de garrafas de vinho Reservado, o mais vendido no país, alguns dos principais cartões-postais do Brasil, como o nosso Elevador Lacerda , a Catedral de Brasília (DF) e a Igreja da Pampulha, que fica em Belo Horizonte. Aqui em Salvador, a ação acontece até o final deste ano, no GBarbosa, que fica no Costa Azul.
Paulo Amalfi, gerente de Vinhos Globais da VCT Brasil, afirma que os consumidores terão uma experiência especial com símbolos de relevância das cidades. “Quem visitar os espaços, será impactado pelas montagens artísticas, que recriam símbolos representativos ligados às três cidades do ponto de vista econômico, histórico e cultural brasileiro”, diz ele. Ótima iniciativa!

 

02 de Nov de 2016 • 15:20

Tempero no Forte está confirmado

A 11a edição do Festival Tempero no Forte acontecerá de 1º a 11 de dezembro na Praia do Forte. Os chefs convidados  deverão incluir a mandioca e/ou seus derivados nos pratos criados para o evento, que movimenta os restaurantes da Praia do Forte e de outras localidades do Litoral Norte, fortalecendo, a cada ano, a culinária brasileira, em geral, e a baiana, em particular. Parabéns a Chef Tereza Paim pelo evento!

02 de Nov de 2016 • 14:16

Sabores de Itacaré

De 1 a 17 de dezembro o município de Itacaré, localizado a 422 km de Salvador,  se transforma na capital regional da gastronomia de raiz. A terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré antecipa a abertura do verão em um dos mais importantes destinos da Bahia.  
Com o tema “Gastronomia de Raiz”, o evento quer resgatar as riquezas gastronômicas do município, promovendo os temperos, cheiros e sabores típicos da região.  
Segundo os organizadores, 35 restaurantes já confirmaram presença. Além do cardápio exclusivo, o festival contará com uma cozinhas show, feira gastronômica, programação cultural e apresentações artísticas.
Mais de 10 mil pessoas são esperadas na cidade durante o evento. 

 

30 de Out de 2016 • 14:05

Chef espanhol no Atelier Flávia Rivera

O Atelier Flávia Rivera trará para o público de Salvador todo o conhecimento gastronômico de um Chef de cozinha espanhol. Viajante do mundo e inquieto em vivenciar a gastronomia internacional, o Chef Galo Brull Morán desembarca em Salvador para apresentar a essência da sua terra através das mais tradicionais receitas da culinária espanhola, em um curso completo com duração de 15 horas, distribuídas em cinco noites, entre os dias 31 de outubro e 4 de novembro. Em cada aula, os alunos irão preparar quatro receitas com todo o acompanhamento e orientações do chef, contemplando desde entradinhas, pratos principais, receitas preparadas com arroz, as famosas tapas e pinchos, além das tradicionais sobremesas.

O programa de aulas práticas foi desenvolvido não só para os apaixonados por gastronomia, cozinheiros, mas também para estudantes e profissionais que queiram mergulhar nos sabores, aromas e encantos da Espanha. O curso já está com as inscrições abertas e, no encerramento, os alunos ainda receberão um certificado das 15 horas de atividade completar. Inscrições através do site: www.flaviariveraatelier.com.br.
Mais informações: (71) 3346-4600 / Whatsapp 98800-9175.


Programação:
Dia 31/10 Primeros (entradas)
Salmorejo
Ajo blanco
Pisto manchego con huevo frito
Gazpacho Andaluz
Dia 01/11 Platos Principales (pratos principais)
Albóndigas en Salsa Española
Bacalao a la Vizcaína
Conejo al ajillo
Patatas con mojo Canario (rojo y verde)
Dia 02/11 Arroces y sus diferentes tipos (preparados com arroz)
Arroz negro
Paella Valenciana
Arroz caldoso de mariscos
Dia 03/11 Tapas y Pinchos
Tortilla Española
Mejillones en vinagreta
Pincho de solomillo de cerdo, cebolla caramelizada y queso brie
Croquetas de jamón
Dia 04/11 Postres (sobremesas)
Crema catalana
Tarta de Santiago
Leche frita con culis de fresa
Arroz con leche
 

25 de Out de 2016 • 14:57

Festival Gastronômico de Cachoeira

Os sabores do Recôncavo Baiano serão degustados entre os dias 27 de outubro e 05 de novembro, na primeira edição, do Samba & Sabores, festival gastronômico que acontece em Cachoeira. Nestes dias, 100% dos bares, restaurantes e lanchonetes da cidade apresentam as diversas opções que esta região da Bahia oferece.

O projeto é voltado ao pescado e agricultura familiar. O festival contará com apresentação de aulas shows, workshops, talk shows, culinária e samba. A programação dá destaque à maniçoba e segue com a culinária regional, baiana e até árabe; tudo com gostinho que só encontra em cachoeira. Neste período, será lançado oficialmente o guia gastronômico da cidade com opção de 24 espaços.
O Festival tem a realização da Prefeitura municipal de Cachoeira e Conselho Municipal de Turismo com a produção da Ong Roda Baiana e apoio da ABRASEL, SENAC e do Governo da Bahia.

Carregar mais